<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d31896494\x26blogName\x3dO+Murm%C3%BArio+das+Ondas\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://luisgrodrigues.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://luisgrodrigues.blogspot.com/\x26vt\x3d6077318278056400174', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, setembro 13, 2006

Confissões (revisitadas)

Publiquei este texto numa outra página de internet. Da minha vida. Hoje sinto vontade de o voltar a olhar. A sentir. A partilhar. Aqui o deixo.



"São oito da manhã. Mais uma vez acordo com a sensação de que o mundo é o meu lençol e que o seu peso não me deixa levantar. Depois de envergar o disfarce esperado saio para a rua. Sei que as asas que me levam acima deste mundo que considero pequeno, tão pequeno, demasiado pequeno, não estão lá e que esta corda frágil onde me tento equilibrar um dia me vai deixar cair. Desço a rua a correr como faço todos os dias e inundo-me de sol. Já tão abrasador a estas horas da manhã... Penetro na urbe dirigindo sobre o viaduto ao som dos gritos das gaivotas loucas de liberdade. O vento não pára. Levo o meu sorriso espalhado pelo rosto. O sorriso que me liga aos passantes. "Luís, nunca deixes que to roubem", não é assim? Passo a curva e dirijo-me ao Palácio da Justiça. Imóvel. Imenso. Indiferente à minha chegada, recebe-me frio e cinzento. Olho o autocarro de onde se lançam todos a correr para mais um dia. E eu lanço-me também... só assim serei capaz de voar."

27 de Julho de 2006

11 murmúrios:

Blogger Maria P. murmurou...

Experimenta um dia não envergar o disfarçe...e sair apenas.


:)

3:13 da tarde  
Blogger Manuel murmurou...

...a Maria P. que me desculpe...mas é impossível sem sairmos diariamente de casa sem o nosso disfarce. É o disfarce que nos distingue e nos torna igual aos outros, é o disfarce que nos confere identidade, é o disfarce que nos protege e dá segurança.
A genuinidade?...Essa está na nossa intimidade, está dentro de nós longe dos olhares críticos dos outros, longe do juízo e da razão padronizada. Por isso gosto de disfarces...

6:35 da tarde  
Blogger K'os murmurou...

são esses rituais que de algum modo ajudaram a criar a pessoa que és fazem parte de ti
por isso mesmo
" só assim serei capaz de voar."
pois só assim és tu de algum modo na totalidade

só assim com alguma máscara consegues ser a pesoa que na rua tem força para voar, mas quando necessário se solta e revela o seu interior
...

gostei

:)

10:55 da tarde  
Blogger MiaHari murmurou...

Voa Luis, voar... precisa-se!
É o nosso voar que nos transforma e nos define...

Lindo texto.
Um abraço.

1:52 da manhã  
Blogger Luís murmurou...

Tenho que concordar com o Manuel. O disfarce que envergamos todos os dias é o que nos liga aos outros, o que nos permite interagir com eles da maneira que eles esperam. É também esse disfarce que, de certa forma, mantém a distância deles. Estabelece um perímetro só nosso (o que não seria possível com uma revelação plena do nosso interior). A pureza e a inocência que residem cá dentro guardemo-las para nós... e para aqueles a quem queremos dar tudo de nós.

8:07 da manhã  
Blogger Pé de Salsa murmurou...

Olá Luís,

Que alma a tua! E como consegues transmitir através da escrita o que sentes...
Para além do sentimento, escreves muito bem. E, embora em prosa, soa como um belo poema.
O disfarce é necessário para todos nós. O Manuel tem razão. Mas são precisas pessoas como tu para nos lembrar desses pormenores tão importantes. Pormenores que tantas vezes afectam a nossa vida e nem sabemos porquê...
Sempre é melhor detectar a origem do "mal" para o poder curar ou aceitar viver com ele.
Gosto muito de te ler.
Já pensaste em compilar todos esses textos e em qualquer momento publicá-los?
Tenho a certeza que irias ajudar muitos de nós.

4:15 da tarde  
Anonymous Anónimo murmurou...

o primeiro texto teu que li.e gostei. daí para cá tento não perder a harmoniosa simplicidade da tua escrita.

obrigada, luís.

10:59 da tarde  
Blogger sem-comentarios murmurou...

Esse teu texto nostálgico dá que pensar. Realmente, é isso que fazemos todos os dias. Em sociedade, temos que usar "essa capa". Para que possamos, viver nela.
Excelente o teu texto :)

Bom fim de semana ****

9:53 da manhã  
Blogger Salto Angel murmurou...

«E eu lanço-me também... só assim serei capaz de voar»

Não é desta maneira que o Superman consegue voar? Três passos, em corrida, seguidos de uma flexão de pernas e... voilá!! Estamos a navegar num céu azul...

Continua a lançar-te na Vida (e a voar, consequentemente), sem deixar esse sorriso mágico e cintilante de que falas.

Bom fim-de-semana.

Abraço.

2:19 da tarde  
Blogger Terra e Sal murmurou...

Meu Caro Luís:
A vida é isso, é uma Ordem, e todas elas têm rituais...
Mas ao contrário de uma Ordem em que só para lá vai quem quer, a vida impõe-nos todos os dias esse acto “cerimonioso”.
Ele pode ser bom, gratificante, salutar mesmo.
Ou pode transformar-se num ritual fúnebre.

Que seja sempre para si meu bom Amigo, motivo de participação séria e alegre.
É que para vivermos um ritual temos de nos sentirmos sempre bem, tal como diz, com asas, como um pássaro a voar, a planar bem alto nas alturas, numa primavera infinita.
Gostei do seu Blog, e das suas motivações, cumprimento-o por isso.
Parabéns e amizade para si.

12:33 da manhã  
Blogger Cöllybry murmurou...

Voa sim, com voo encantado, virei pousando para a ele asisstir_________________Meu rasto
Cõllybry

2:16 da tarde  

Enviar um comentário

:: INÍCIO :: O Murmúrio das Ondas ::


Air - Bach